Fotografando Contra a Luz

Bom dia cambada, vamos trabalhar!

Fotografar contra a luz é um erro! Isso é o que dizem os manuais. Para mim é uma dica de ouro! É claro que é uma situação especial, não se pode fazer qualquer tipo de foto quando a luz vem de forma intensa contra a nossa objetiva. Mas podemos aproveitar essa situação para fazer ótimas imagens. 

Mas por que fotografar nessa situação? Às vezes por necessidade, pois estamos num momento de sol baixo e temos que fazer uma foto. Pode ser também intencionalmente, quando queremos esse efeito. E se queremos esse efeito, pode ser por vários motivos, mas geralmente queremos criar uma imagem diferente, impactante. 

Vantagem: transmite a sensação de sol e calor, fica colorido e chama a atenção.

Desvantagem: a foto perde contraste, é difícil acertar o foco, e pode parecer que “queimou a foto”.

Agora vamos pensar um pouco em como fazer essas fotos! 

Ao estar de frente para a luz, com nosso objeto (pessoa, coisas, etc) “tampando” a luz, nos deparamos com um problema, a dificuldade de fotometrar (medir a luz e regular a câmera). Para exemplo  vamos pensar na situação abaixo:

Um dia no parque!

A modelo bloqueia a luz, então temos uma diferença muito forte entre a luz nela e no fundo. Se fotometrarmos pela luz, ela vira uma silhueta. Isso pode ser o que queremos. Mas se fotometrarmos pela modelo, o fundo “estoura”, como na imagem abaixo:

A Garota e a Luz: Clélia

Mas isso também pode ser legal. Como vocês percebem não há certo ou errado, depende da sua intenção. Apenas não indico o meio-termo, fica muito indefinido!

Flare

Dica Fotocultura: FLARE, efeito ou defeito?

Agora, se a luz, principalmente do sol, incidir diretamente sobre as lentes, surgem aquelas “manchas” de luz nas fotos, geralmente em formatos circular ou de hexágono, e as vezes como raios.

Sou do contra-luz

Esse é o FLARE. Na verdade um defeito, mas que também pode ser usado propositalmente, como efeito, o FLARE se torna uma opção na manga. 

Num dia de sol forte, especialmente no inverno quando o ângulo de incidência da luz solar é mais baixo, fica fácil fazer esse efeito.

Historicamente o FLARE foi considerado como defeito, a ser evitado, tanto que para isso serve o para-sol, item bem conhecido dos fotógrafos, que evita que isso ocorra bloqueando a luz que bate diretamente nas lentes.

Mas e agora, como fazer?

Para fazer fotos contraluz o ideal é sair para a rua no final do dia. Na verdade é muito fácil fazer, se normalmente não fazemos é apenas por pensar que é errado. Se posicione contra o sol, e clique!

1º - Já conheço fotometria, como faço?
Para quem já domina seu equipamento, basta regular abertura e velocidade até conseguir o efeito desejado, vai ser fácil! É aconselhável usar ISO 100.

2º - Quero fazer com minha câmera automática e não sei o que é fotometria?
Podemos fazer essas imagens no automático também! A foto acima por exemplo foi feita com o celular, no automático. Regule a câmera para o modo “dia” ou algo equivalente, e se puder use ISO 100.

Experimente simplesmente apontar para uma cena, conta o sol, e ver como fica. Pode dar certo de primeira. Se não der muito certo, veja o que aconteceu.

Ficou muito escuro? Então a câmera mediu a luz do fundo, e o que está na frente ficou escuro. Então experimente mudar o enquadramento de modo que o fundo apareça menos, para que a câmera meça a luz pelo objeto principal, pessoa ou o que for.

Ficou muito claro? Pode ser que a câmera tenha medido a luz pelo que está em primeiro plano, de forma que o fundo estourou demais. Se não é isso que queria experimente dar mais espaço para o fundo na composição.

Concluindo

Defeito ou efeito, evitado ou buscado, isso vai do gosto de cada um. Claro que exageros não costumam cair bem, assim como efeitos artificiais (FLARE colocado na imagem digitalmente). Mas essa inversão, so colocar contra a luz, é uma experiência importante para melhorar sua técnica fotográfica, por isso experimente!

Vejam outros exemplos:

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/tags/contraluz/

Outros fotógrafos: http://www.flickr.com/search/groups/?w=928790%40N25&m=pool&q=contraluz

Yuri Bittar
Fotógrafo, designer e historiador
http://www.fotocultura.net

Additional information