Início

Workshop Fotografia, Arte e Bem Estar

Workshop Fotografia, Arte e Bem Estar

 

Nessa oficina iremos apresentar conceitos de Fotografia Contemplativa, Street Photography, arte e qualidade de vida, pensando e treinando um modo de ter na fotografia um instrumento de qualidade de vida, arte e de experiência! Será um encontro de 6h, no domingo, em uma casa super agradável, com uma saída fotográfica no meio desse período, para uma feira livre, onde poderemos almoçar também. Mas antes do curso teremos um material para estudar e  nos preparar (online) e após o curso vamos trabalhar na seleção de fotos e criar uma exposição (virtual) para mostrar nosso trabalho. (mais detalhes abaixo)

Data e horário: 9 de julho de 2017 - das 10h as 16h
Local: Casa Arca (Moema) - Avenida Sabiá, 743 - São Paulo - http://www.casaarca.com.br 
Investimento: R$175,00 (depósito, cartões ou parcelado)

Inscrição e dúvidas:

Formulário de INSCRIÇÃO (para pagamento por depósito)

Para pagamento com cartões / boleto:

 

 

Dúvidas: email [email protected] / Whatsapp 11-992194567

 

Mais detalhes:

Unindo várias técnicas propomos ver a fotografia como instrumento de qualidade de vida. Tendo como base a Fotografia Contemplativa, mas usando diversos conceitos de mindfulness e fotografia de rua, vemos a fotografia como oportunidade de experiência, conhecimento e auto-conhecimento.  

Programação:
- Antes do dia: material para ler e vídeo

- No dia:
  - 10h Chegada, apresentação e teoria
  - 12h Caminhada fotográfica na feira e almoço
  - 14h Vista de fotos, tira-dúvidas e aula final

- Após o curso cada aluno, com ajuda do professor, irá escolher algumas de suas melhores fotos para montarmos uma exposição virtual. 

Conteúdo:

Luvas - prox. ao metrô Vila Madalena.

A Fotografia Contemplativa, pode ser entendida como um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia é uma forma de ver o mundo e de viver. É a experiência visual direta, não conceitual, ou seja, a pura percepção. É uma prática ligada à meditação que, buscando ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos, apenas ver, visa trazer nossa visão para o presente, para o dia-a-dia, para o real, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano, ver beleza e criar arte. A proposta é trazer a arte para a vida cotidiana, e a vida cotidiana para a arte, entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo. Mas nossos olhos da razão (olhar conceitual) não enxergam isso. Os do coração, da percepção, dos sentidos, sim! A base científica para a aplicação da Fotografia Contemplativa é o Mindfulness. 

Mindfulness é uma método de treinamento para a "atenção plena", que através de vários exercícios, mas principalmente da meditação, pode nos ajudar a reduzir o estresse e aproveitar melhor no nosso dia a dia.

A vida entre linhas

A Fotografia de Rua, Street Photography (em inglês), Fotografía Callejera (em espanhol) é o estilo da fotografia autoral, artística, que explora as ruas da cidade, a vida cotidiana, os acontecimentos comuns, buscando a beleza, o inusitado ou o chocante, dentro da rotina do dia a dia.  Normalmente é feita em PB (preto e branco)