24ª a 29ª Saídas - 2012 - 3 estados e 4 cidades!

Saída Fotocultura especial em João Pessoa - 28/10/2012

2012

Esse foi o ano com mais saídas, 9 no total, em 3 estados e 4 cidades!

Abrimos o ano com 220 pessoas no centro de São Paulo! Na segunda do ano, a 25ª, foram 144 participantes na Av. Paulista, mesmo com chuva, no Poser Day! Depois fomos para São Vicente, curtir uma praia, e em julho fizemos uma saída especial na Ilha de São Francisco do Sul (SC). Em agosto invadimos a Mooca, com 180 fotógrafos, e no Bixiga (06/10) fomos 199 pessoas, numa saída muito divertida, que terminou numa cantina! Ainda em outubro realizamos uma saída em João Pessoa, capital da Paraíba, dentro do Seminário Retrato Social, um evento incrível! Em dezembro fizemos a 29ª Saída Fotocultura: FIM DO MUNDO, uma saída à fantasia, com 280 participantes, que foi espetacular.

29ª Saída Fotocultura - A ÚLTIMA ANTES DO FIM DO MUNDO 02/12 30ª Saída Fotocultura: Pompéia em 2/2 - livre e gratuito! 28ª Saída Fotocultura - Bixiga - 06/10/12 27ª Saída Fotocultura - Desafio na Móoca - 05/08/12 26ª Saída Fotocultura - São Vicente - SP 16/06/12 25ª Saída Fotocultura - Poser Day - 22/04/12 24ª Saída Fotocultura: Centro antigo de São Paulo 05/02/2012 Especiais:Fotocultura em João Pessoa - 27 e 28/10 Fotocultura em Santa Catarina - 08/07/12


24ª Saída Fotocultura em 05/02/2012 - 220 fotógrafos no Centro de São Paulo!

 

 

220 fotógrafos na 24ª Saída Fotocultura em 05/02/2012

Em 05/02/12 fizemos mais Saída Fotocultura, foi a 24ª! Nos encontramos às 10hs, em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azeredo, s/n (Centro - São Paulo SP).

 

Foram 220 fotógrafos presentes! Muita coisa rolou, incêndio em bueiro, uma mulher nua passou no meio da galera, um grupo enorme de ciclistas, música ao vivo (forrózinho claro), muito calor e fotógrafos até não poder mais! A saída deve ter rendido muitas e boas fotos!

 

Um grande agradecimento a todos, fico muito feliz com tantas participações!

 

Tudo sobre a saída:

Olha a Fotocultura no Yahoo! Notícias! (foto do Remo Alberto Pierri)

Fotos dos participantes que mostram o que rolou de curioso na saída

- Vídeo do meu chará Yuri Alexandre: "O Fogo no Bueiro"

- Post no Blog do Alcides Gomes:alcidesgomes.blogspot.com/2012/02/saida-fotografica-pelo-...

 

As 18 melhores fotos da saída

Vejam aqui as fotos da galera que esteve na saída!

- Vejam as minhas fotos!

 

A proposta desta saída era fotografar o próprio Centro Antigo de São Paulo, caminhar e observar como ainda restam algumas construções antigas e importantes na cidade, e verificar como elas estão.

 

Desafio Fotocultura:

As melhores fotos feitas durante a 24ª Saída Fotocultura em 05/02/2012, com o tema "Centro Antigo de São Paulo" serão escolhidas depois da saída, por Yuri e Clélia J. (os organizadores da saída). Depois serão colocadas em votação aberta e a galera do flickr vai escolher a melhor, que vai ganhar uma vaga no Curso Fotografia na Rua (prática intensiva da fotografia) , com Yuri Bittar. Para participar do desafio é preciso colocar a foto no flickr e marcá-la com a tag 24_fotocultura .

 

Qual foi o Roteiro:

Teatro Municipal

Viaduto do Chá (Vale do Anhngabaú)

Praça do Patriarca

R. Líbero Badaró

R. Doutor Miguel Couto

R. São Bento (Edifício Martinelli)

Praça Antonio Prado

R. Quinze de Novembro (Bolsa de Valores)

Praça Padre Manuel da Nóbrega

Páteo do Colégio

 

25ª Saída Fotocultura - Poser Day - 22/04/12

 

Oficial da 25ª Saída Fotocultura - Poser Day - 22/04/12

 

Em 22 de abril de 2012 , às 15hs, nos encontramos na Av. Paulista, em frente à Casa das Rosas (altura do nº 37) para fazer a 25ª Saída Fotocultura - Poser Day! Foram 144 participantes, mesmo com a garoa que não deu trégua! Quero agradecer MUITO a todos que compareceram, que saíram de casa num domingo de chuva para prestigiar a saída, e espero que tenham feito ótimas fotos! O tema foi: Poser Day - é o dia da pose, um dia para fotografar pessoas, fazer retratos e ensaio! Fotografamos pessoas, as que estivam pela rua, modelos, amigos, irmãos, etc, e os próprios fotógrafos, além de uma dupla de palhaços que nos acompanhou, a linda Ximbica Lu Sandra da Silva (Rose Battistella) e o Fabricio Garelli ... Fizemos mini-ensaios fotográficos, e retratos espontâneos também!

----------------------------------------------------------------------------

On April 22, 2012, at 15hs, been on Paulista Avenue, in front of the Casa das Rosas (height of No. 37) to make the 25th Fotocultura photowalk - Poser Day! There were 144 participants, even with the drizzle that did not break! I want to thank everyone who attended, who left home on a rainy Sunday to honor the output, and I hope they have made great pictures! The theme was: Poser Day - is the day of the pose, one day for shooting people, doing portraits and photo sections, people in the street, models carried by us, friends, and the photographers themselves, plus a couple of clowns who accompanied us, the beautiful Ximbica Lu Sandra Silva (Rose Battistella) and Fabricio Garelli .

----------------------------------------------------------------------------

 

Como funciona: A Saída Fotocultura é livre e gratuita, para fotógrafos amadores ou profissionais! Basta comparecer e fotografar. Podem ser usadas câmeras de qualquer tipo e todos podem participar. A cada saída temos um tema diferente, sempre buscando agregar cultura, experiências e conhecimentos, tão necessários a um bom fotógrafo. Mas mesmo havendo um tema cada um fotografa o que quiser!

 

Desafio Fotocultura:

Agora, as melhores fotos feitas durante a 25ª Saída Fotocultura, com o tema "Poser Day" (retratos e ensaios) serão escolhidas por Yuri e Clélia J. (os organizadores da saída). Depois serão colocadas em votação aberta e a galera do flickr vai escolher a melhor, que vai ganhar uma vaga no Curso Fotografia na Rua (prática intensiva da fotografia) , com Yuri Bittar. Para participar do desafio é preciso colocar a foto no flickr e marcá-la com a tag 25_fotocultura. Em 04/05 divulgaremos aqui as 18 finalistas, que ficarão 1 semana em votação!

----------------------------------------------------

Como foi esta saída: (acompanhe aqui links com tudo sobre a saída)

- Fotos dos participantes: www.flickr.com/search/?q=25_fotocultura

- Visite o perfil dos palhaços Rose Battistella e Fabricio Garelli.

- 144 fotógrafos, garoa, e muita diversão (artigo no meu site) (artigo no Fotocolagem)

As 18 melhores fotos dos participantes

----------------------------------------------------

Apoio: Banana Foto 

Nesta saída tivemos uma novidade, o apoio da Banana Foto (www.bananafoto.com), que sorteou mais de 20 itens super legais na saída, e irá dar apoio nas próximas também!

 

26ª Saída Fotocultura - São Vicente 16/06/12

Oficial da 26ª Saída Fotocultura - São Vicente 16/06/12

 

Em 16/06/12 fizemos mais uma saída Fotocultura, a 26ª! Desta vez com uma parceria com o Fotoclube Frame de São Vicente, fizemos uma saída unindo fotografia e história, já que São Vicente é a cidade mais antiga do Brasil! Esta é a nossa foto oficial da saída, que teve 64 participantes, um dia de sol gostoso, muito mar e lindas paisagens para fotografar. Quero agradecer os participantes, pois foi um dia agradável, com pessoas ótimas, num lugar delicioso, e a saída mais tranquila que já fizemos!

 

Na parte da manha tivemos a participação do historiador Marcos A. Braga, da Casa Martim Afonso , um museu de São Vicente, que nos explicou a importância e a história de vários locais. Tivemos a galera do FRAME, o fotoclube de São Vicente, que nos ajudou a organizar a saída, e do Clube Foto Amigos de Santos.

 

Durante a semana postarei mais fotos, e vou colocando aqui também mais informações sobre tudo que rolou na saída!

 

Deixem também o link para suas fotos, e se marquem na foto!

 

As Saídas FOTOCULTURA tem por objetivo trazer todos os interessados em fotografia para a prática, para as ruas, para a cidade, unindo fotografia e cultura. É um evento TOTALMENTE livre e gratuito, onde todo tipo de fotógrafo é bem vindo. A cada saída temos um tema diferente, e muitas vezes temos patrocinadores que oferecem prêmios. Veja o roteiro e a proposta desta saída:www.flickr.com/photos/yuribittar/7171654372

_________________________________________________________

Desafio Fotocultura:

As melhores fotos feitas durante a 26ª Saída Fotocultura, com o tema "São Vicente - A cidade mais antiga do Brasil" serão escolhidas depois da saída, por Yuri, Clélia J. e Ivy Freitas (os organizadores da saída). Depois serão colocadas em votação a galera vai escolher a melhor, que vai ganhar uma vaga em um doscursos Fotocultura (prática intensiva da fotografia), com Yuri Bittar

 

- Para participar do desafio é preciso colocar a foto no flickr e marcá-la com a tag 26_fotocultura .

- As fotos devem ser postadas no flickr até 29/06/2012

- O resultado será divulgado em 02/07/2012

________________________________________________________

 

Foi uma saída tão boa, que só posso dizer uma coisa:

‎"O valor das coisas não está no tempo que elas duram,

mas na intensidade com que acontecem.

Por isso existem momentos inesquecíveis,

coisas inexplicáveis

e pessoas incomparáveis."

Fernando Pessoa

________________________________________________________

Notícia sobre a saída no site da prefeitura:www.saovicente.sp.gov.br/noticias/visualizarnoticia.asp?I...

 

 

O Frame avalia como foi a saída: Final de semana fotográfico em São Vicente!

 

Fotocultura Especial em São Francisco do Sul

 

Fotocultura em São Francisco do Sul – Oficial 01

Hoje, 08 de julho de 2012, fizemos a primeira saída Fotocultura fora do estado de São Paulo, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Escolhemos esta ilha por ser um lugar especialmente lindo. Até um dia antes o tempo estava bem fechado e chovendo, mas o dia da saída amanheceu com um sol maravilhoso, e fomos presenteados com um dia lindo, sol, poucas nuvens, e temperatura agradável.

 

Foram 25 pessoas presentes, gente de São Chico mesmo, de Joinville, Curitiba e São Paulo. Quero agradecer muito a essa galera, super-ultra-simpática, que foi premiada com o dia lindo, e com os itens da Bananafoto.com que foram sorteados! Começamos a saída ao lado do Mercado Municipal, a parte mais conhecida do centro histórico. Depois demos a volta no centro, passamos por diversas ruas lindas, um hotel em ruínas que pudemos entrar, a praça com a igreja, a Praia do Mota, voltamos para o ponto de partida e entramos no píer turístico onde desembarcam os passageiros dos transatlânticos, que foi aberto especialmente para nós, e onde fizemos a 2ª foto oficial. Algo digno de nota, foi a primeira saída que todos que começaram ficaram até o final!

 

Fiquei muito feliz com a saída, meu lugar favorito, com ajuda do meu amor, e fazendo o que mais gosto, num dia lindo demais... vai ser sempre a minha saída preferida!

Quem participou depois pode ir colocando aqui o link para suas fotos, e vmaos agora ver as fotos uns dos outros!

 

Veja a foto oficial 01 e tudo sobre a saída:

 

www.flickr.com/photos/yuribittar/7531403376/in/photostream/

 

27ª Saída Fotocultura, Mooca, 05/08/12

 

Oficial da 27ª Saída Fotocultura, Mooca, 05/08/12

 

Desta vez o Grupo Fotocultura visitou a Mooca, tradicional bairro de São Paulo, foi um saída ótima, com 180 participantes, e muitas fotos! Quero agradecer a todos que foram! Saímos do metrô Bresser-Mooca e caminhamos pela Rua Visconde de Parnaíba, passamos por uma enorme igreja evangélica, com várias bancas de artesanato voltado para esse público, passamos em frente ao Memorial do Imigrante, e chegamos até estação do Trem do Imigrante, uma pequena estação onde pudemos ver uma Maria Fumaça em pleno funcionamento, uma antiga ponte de ferro, trilhos, e outras coisinhas, que devem ter rendido ótimas fotos! Depois rumamos para a Mooca mesmo, passando pela Rua do Trilhos, Rua da Mooca, Rua Javarí, terminando na Praça Ciro Pontes, onde nos reunimos, sorteamos brindes oferecidos pelo fotocolagem.blogspot.com e uma camiseta Fotocultura, e mandamos o pessoal para o almoço! 

 

28ª Saída Fotocultura - Bixiga 06/10/2012 

28ª Saída Fotocultura - Bixiga 06/10/2012

199 fotógrafos invadiram o Bixiga!

28ª Saída Fotocultura, realizada hoje no bairro do Bixiga, tradicional reduto italiano em São Paulo!

A saída foi ótima, muito divertida e proveitosa! Revi muitos amigos, e conheci gente nova, além de conhecer o bairro!

Foram 199 participantes na saída, e dessas aprox. 70 ainda foram para a Cantina Concheta, onde comemos uma verdadeira comida italiana, ótima, e uma apresentação incrível de “tarantela” do dono, o Sr. Walter Taverna.

Agradeço muito à todos que foram, mas muito mesmo, vocês nem imaginam como fico feliz de tanta gente participar!

Preciso agradecer especialmente à Ximbica (Rose...) e ao Gafurina (Fabricio...) os nossos queridos Palhaços que animaram a saída, ao Fotoclube Aracoara (de Araraquara) que compareceu em peso, e ao Ivam Oliveira, “adorei a caneca”. E claro às minhas alunas do primeiro curso e das primeiras saídas que fiz, que marcaram presença, a Ivone e a Yara!

E mais, temos que agradecer a www.bananafoto.com que sorteou presentes ótimos para nós, e a Ana e a Carla, que levaram camisetas muito legais para vender, incluindo as Fotocultura, e também deram uma para ser sorteada!

Saída Fotocultura especial em João Pessoa - 28/10/2012

Saída Fotocultura especial em João Pessoa - 28/10/2012

Foto oficial (versão "séria") da galera na Saída Fotocultura especial em João Pessoa - 28/10/2012 - Dentro do Seminário Retrato Social. Local: Igreja São Francisco.

Em 28/10/2012 eu e a Clelma fomos para João Pessoa (PB) fazer palestras sobre a fotografia de rua e a fotografia contemplativa, e a 1ª Saída Fotocultura no nordeste, dentro do Seminário Retrato Social, um evento com 3 dias de atividades, palestras, exposição, troca de fotos... e a saída foi o fechamento! 

Foi uma saída incrível, 44 participantes, e um final de semana "massa" como eles dizem, aprendi muito (mesmo) e espero ter compartilhado um pouco do que eu sei. Fiz amigos inesquecíveis, conheci uma cidade nova, vivemos momentos intensos e jamais ersqueceremos! Temos orgulho de ter participado do evento e vai ficar no coração heim!!!

Como foi o evento:

Palestras:

Por fim vieram as minhas palestras, ainda no sábado. Primeiro eu falei sobre a experiência com a fotografia de rua, especialmente sobre as Saídas Fotocultura, que já tem quatro anos. Contei um pouco sobre os 4 anos e 28 saídas que já fizemos (no plural, pois muita gente me ajuda), os casos engraçados, as dificuldades e os sucessos. Falei ainda sobre os motivos para se organizar uma saída, e de como fazer.

Depois fiz uma palestra sobre Fotografia Contemplativa, ou Miksang, tipo de fotografia que tenho dedicado boa parte do meu tempo. O Miksang como uma prática contemplativa, tem o objetivo de proporcionar qualidade de vida, através de um processo de “abertura da visão”. Espero ter deixado sementes por lá!

Saída Fotocultura em João Pessoa

No domingo de manhã finalmente chegou a hora da Saída Fotocultura! O dia amanheceu um pouco nublado, o que foi muito bom, pois aliviou um pouco o calor, afinal caminhar pelas ruas de uma capital nordestina, é sempre bem quente. Encontramo-nos às 9hrs no centro antigo da cidade, no Pátio de São Pedro, bem perto de onde a cidade surgiu, às margens do Rio Sanhauá. Ali tem o Hotel Globo, hoje um museu, e nos fundos tem uma vista linda, a Igreja de São Pedro, o Sertão Teatro. Nessa região a vista é incrível, a mistura de casas antigas, umas restauradas e outras em ruínas, trilhos da estrada de ferro, pessoas, rio e floresta, nos permitiu criar imagens lindas, com muitos contrastes.

A caminhada se estendeu até a Igreja de São Francisco, enorme e muito bonita. Antes, algumas ladeiras, interação com moradores e, claro, brincadeiras, muita fotografia e conversas gostosas. No final fizemos o que eles chamam de “lomo-matrix”, onde todos os fotógrafos sentam em uma grande roda, e duas pessoas (ou mais) fazem saltos no meio da roda, para todos tentarem fotografar ao mesmo tempo, e depois juntar essas fotos! Ainda não fizemos a montagem, mas já valeu muito pela diversão, foi um ensaio “massa” (como dizem por lá)!

Em resumo assim foi a saída, 44 participantes, muitas fotos, mas foi muito mais, não é possível colocar em palavras. Quem sabe algumas fotos ajudem: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157631674059364 

29ª Saída Fotocultura: FIM DO MUNDO

280 fotógrafos em ação na Consolação!

Falaram que o mundo acabaria em 2012.... não acreditamos, mas um bom fotógrafo sempre deve estar preparado! Em 02/12/12 realizamos a 29ª Saída Fotocultura - A ÚLTIMA ANTES DO FIM DO MUNDO (ou antes do fim do ano, o que vier primeiro). Trata-se de uma saída fotográfica cultural, livre e gratuita. Num domingo de muito sol, das 10h as 13h, saímos da da Av. Paulista, descendo a R. da Consolação e terminando na Praça Roosvelt, em São Paulo.

Foi um sucesso! 280 participantes, e muitos toparam a brincadeira proposta e vieramfantasiados, afinal a proposta era aproveitar bem a última saída antes do fim do mundo, que é claro que não vai acontecer, mas vale como desculpa para nos divertimos muito, e funcionou! Foi uma festa, uma saída muito animada, várias pessoas vieram apenas para serem fotografadas, outras apenas para andar, e até minha mãe (linda!) participou! Correu tudo calmo, os sorteios no final foram divertidos, e muita gente saiu premiada! A Alhva até deu um presente pra galera, distribuiu 200 bolsinhas! O Grupo Fotocultura no facebook e também o Flickr, são os locais perfeitos para ver 

Vejam algumas fotos feitas pelos participantes! 
Fotos dos participantes no FLICKR
Fotos dos participantes no FACEBOOK

Quero agradecer a todos os participantes, foi a saída de maior sucesso até hoje, não só pelo recorde de participantes, mas pelas ótimas fotos feitas, pelas amizades criadas ou reforçadas, e isso só aconteceu pela adesão e divulgação feita pela galera! O apoiadores também foram muito importantes, visitem os sites deles:

Também tivemos sorteios de mais dois parceiros:

Durante os próximos dias colocarei mais fotos, no meu perfil e no Grupo Fotocultura, também irei divulgar repercussões da saída. E vocês também, selecionem as melhores e participem do Desafio Fotocultura! Além disso divulguem aqui nos comentários os endereços do álbum com suas fotos, aproveitem para conhecer o trabalho dos outro fotógrafos, lembrando que isso é um grande aprendizado também!

>>> Desafio Fotocultura:

As 18 melhores fotos feitas durante a 29ª Saída Fotocultura (sobre o tema: como aproveitar nossos últimos dias!) serão escolhidas pelos organizadores e depois colocadas em votação e a galera vai escolher as melhores, que serão premiadas. Esse é o Desafio Fotocultura. Para participar do desafio é preciso colocar a foto no flickr (até 28/12/12) e marcá-la com a tag 29_fotocultura, ou publicar no facebook, no grupo Fotocultura ( www.facebook.com/groups/fotocultura ). Divulgaremos as escolhidas amplamente e a votação será em janeiro de 2013! Veja aqui mais sobre esse Desafio!

Oferecido pela Fotocultura:

  • 1º lugar: 1 curso Fotocultura (veja nossos cursos: www.fotocultura.net/index.php/cursos-de-fotografia)

Oferecido pela bit Fotos (www.bitfotos.com.br):

  • 1º lugar: 1 Quadro em foam com moldura tamanho 47x32
  • 2º lugar: 1 Quadro em foam com moldura tamanha 21x30
  • 3º lugar: 1 Poster formato A3

Para saber mais:

Para saber mais sobre esta e as próximas visite sempre ESTE site! www.fotocultura.net

Obrigado em meu nome e da minha equipe! 

Yuri Bittar
Fotocultura.net